Em geral patrocinadores são peça importante na realização de eventos tanto para auxílio financeiro e custeio de gastos iniciais, quanto para auxiliar na estratégia de divulgação.
Estes patrocinadores inclusive ser empresas de algum ramo específico que podem, por exemplo, auxiliar na infraestrutura de seu evento, ofertando disponibilidade de local, alimentação, bebidas, utensílios para realização de alguma atividade e etc.
Portanto nesta postagem vamos dar algumas dicas de como captar patrocinadores de forma eficaz.
Planejamento e propósito do evento
Saber que seu evento está bem planejado, organizado e com um propósito bem definido são fatores cruciais para que uma empresa o veja com seriedade e tenha confiança a ponto de patrociná-lo.
Portanto sugerimos que você tenha seu cronograma e custos do evento bem definidos, registrando expectativas de lucro, a fim de trazer credibilidade à proposta para que uma empresa possa patrocinar seu evento.
Se o evento tiver cunho beneficente, melhor ainda! Muitas empresas se interessam em ter seus nomes vinculados à essa causa, então sempre ressalte estes fatores em sua proposta, afinal fazer filantropia é ótimo e todo mundo ganha com isso!
Empresas relacionadas com o propósito do evento
Captar patrocinadores para seu evento fica mais fácil se eles estiverem relacionados com o propósito do seu evento. Contacte cada um dos possíveis patrocinadores e verifique com qual setor conversar para uma possível parceria e redução de custos como patrocínio, por exemplo.
Esses patrocínios podem acontecer tanto através de dinheiro, diretamente, mas principalmente por meio do oferecimento de produtos à preço de custo, ou ainda barateamento em seu valor final. Isso é muito comum em festas que oferecem bebidas e/ou comidas, e consegue-se patrocínios de empresas gigantes, a qual em troca pede a exposição de sua marca, de acordo com as próprias determinações dela.
Benefícios ao patrocinador
Conseguir um patrocinador fica ainda mais fácil se você souber como convencê-lo, dizendo o que ele ganhará patrocinando o seu evento, concorda?
Nessa hora é importante deixar claro o que ele, potencialmente, receberá em troca colocando sua marca junto ao seu evento, por exemplo: ganhar clientes, algum espaço para divulgar seus produtos, atrelar seu nome junto à benfeitorias, aumento indireto de suas vendas, e etc.
Como muitas vezes não é possível conseguir diretamente o dinheiro, vocês podem estabelecer uma relação de parceria onde ele, pode, também, oferecer brindes/produtos aos seus participantes (que sejam interessantes ao seu evento), em troca de ter seu nome divulgado.
O objetivo, no fim das contas, é que ambos saiam ganhando e as relações estejam estabelecidas da forma mais profissional possível. Use e aproveite estas dicas ao máximo! Não temos dúvidas de que elas serão de grande ajuda durante o período em que você estiver prospectando patrocinadores.